Meta 04: Plano de Ação
Maria Marchand Dal Piva :
PLANO DE AÇÃO
Síntese analítica e reflexiva sobre Plano de Ação
(Meta 4 do Projeto de Aprendizagem)
O projeto PensAção foi um projeto de aprendizagem construído coletivamente e executado individualmente. As etapas de desenvolvimento foram propostas e à medida que se apresentavam, significavam um novo desafio na construção e execução do projeto.
Um projeto de aprendizagem requer um tempo para sua realização, requer o tempo do aluno desenvolver as ações e requer um tempo do professor planejar e aprender junto com os alunos. Nestes aprendizados, simultâneos, o conhecimento e a autonomia são as palavras-chave que norteiam a caminhada do projeto e sua construção.
"Fazer um projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação sobre uma questão que nos ‘incomoda’, desperta nossa atenção, excita nossa curiosidade. Isso pode se realizar de maneira individual ou em pequenos grupos de trabalho. O resultado material é uma coleção articulada de documentos produzidos através de levantamentos, debates, reflexões, sínteses, etc, utilizando diferentes linguagens de representação. Para que essas atividades possam ser acompanhadas e partilhadas por outros grupos, por professores, pesquisadores, etc, é fundamental a existência de mecanismos tecnológicos apropriados". (FAGUNDES et al., 2006, p. 30).
Movimentar-se em torno de um projeto de aprendizagem exige que saiamos de nossas zonas de conforto, de nossos planejamentos prontos, e invistamos na possibilidade de "deixar o aluno conduzir" – sob nossa supervisão e mediação – o andamento das aulas.
Na etapa da Meta 4 o projeto foi revisitado e olhado de uma dimensão que antes não tinha sido proporcionada. Olhar o projeto de um ângulo externo, sem estar dentro dele realizando as atividades, permite que sejam diagnosticadas falhas e observadas probabilidades de desdobramentos. Esta posição "externa" dá-se pelo fato de o projeto estar, momentaneamente, suspenso por questões de necessidades de cumprimento de datas/ avaliações trimestrais na escola.
Nas atividades desenvolvidas e na propostas de projetos com a turma foram divididos os grupos e coleta de ideias para os projetos, os quais desenvolveram atividades paralelas ao trabalho realizado pela Secretaria Especial de Direitos Animais (SEDA).
Temas: O papel da SEDA na saúde animal de Porto Alegre; Importância da castração dos animais, Como as SEDA encaminha as adoções, Histórias de Sucesso.
META 02: PERGUNTAS E RESPOSTAS
· Por que as pessoas abandonam os animais?
- Como os animais se sentem?
- Como as pessoas têm coragem de fazer essas maldades?
Os alunos levantaram esses questionamentos após a apresentação da palestra, indignados com os horrores contados e também felizes pelos desfechos felizes apresentados.
META 03: MAPA CONCEITUAL
· Montagem de mapa conceitual sobre assunto corriqueiro para demonstrar como este se estrutura e informa sobre determinado tema. (Fizemos o mapa conceitual de "Quando os professores permitem a ida ao banheiro"
· Elaboração dos mapas pelos grupos, e apresentação desses mapas para a turma, exposição na sala de aula com os cartazes dos mapas conceituais.
- Desenvolvimento de histórias contadas pelos alunos recontando/ contando os desfechos dos animais resgatados pela SEDA.
- Campanha na escola que incentiva a adoção de animais e fala da importância de castrar e não abandonar os animais adotados.
A experiência de desenvolver um projeto não vem com facilidade nas nossas rotinas escolares já definidas pelo trabalho baseado no desenvolvimento de conteudos do currículo. Trabalhar através dos projetos requer, acima de tudo, disponibilidade para aprender juntamente com os alunos. Neste âmbito, talvez seja este um dos obstáculos que os professores encontrem em desenvolver estes projetos, além da grade curricular. É um exercício de saída de nossa zona de conforto, que possibilita nosso crescimento também, mas nem por isso deixa de ser desconfortável. Como todo crescimento.
Referência:
FAGUNDES, Lea et al. Projetos de Aprendizagem – uma experiência mediada por ambientes telemáticos. In: Revista Brasileira de Informática na educação. Vol. 14, n. 1, jan a abr, 2006, p. 29-39.
_______________________________________________________________________________
PLANO DE AÇÃO
Éderson
META
|
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
|
RESULTADOS PARCIAIS
|
01: QUESTÕES DE PESQUISA
|
·
Conversa com a turma sobre a importância de
pensar um projeto coletivo.
·
Formação de grupos por afinidades.
·
Chuva de ideias: o que cada grupo tem
curiosidade de pesquisar?
|
Temas: Jogos virtuais; Violência contra a mulher;
Suicídio; Jogo Baleia Azul; Fatos Sobrenaturais; Festas rave; Jogos de
computador; Brigas escolares.
Exemplos de perguntas:
- Por que ocorrem brigas escolares?
- Todo mundo que joga o Jogo Baleia Azul comete suicídio?
- Os fatos sobrenaturais são verdadeiros?
- Todas as festas rave têm uso de drogas?
|
02: PERGUNTAS E RESPOSTAS
|
·
Retomada dos temas e das questões iniciais da
pesquisa.
·
Solicitação para que os alunos (em grupo)
retomassem essa atividade, elaborando duas certezas e duas respostas cada.
·
Após a entrega das perguntas, solicitei que
cada grupo pesquisasse pelo menos duas notícias relacionadas ao tema, e que
as trouxesse na aula seguinte, para comentarmos.
|
Exemplos de certezas provisórias:
- Existem vários estudiosos que investigam casos sobrenaturais...
- Uma em cada dez mulheres denuncia quando agredida.
Exemplos de dúvidas:
- Supondo que os seres sobrenaturais existam nesse mundo, haveria
uma fenda dimensional aberta para eles?
- Por que quando a mulher é agredida, a maioria das
pessoas acham que é culpa dela?
|
03: MAPA CONCEITUAL |
·
Explicação à turma sobre o que é um mapa
conceitual.
·
Estruturação coletiva de um mapa conceitual.
·
Solicitar aos alunos que já pensem numa forma
de elaborar a pesquisa.
·
Elaboração dos mapas pelos grupos, e
apresentação desses mapas para a turma.
|
Interesses metodológicos
dos grupos:
- Grupo de discussão
no Whats App
- Pesquisas na
internet
- Entrevistas
- Análise de uma série
de TV que aborde o tema.
|
Relato sobre a semana do dia 19 a 26/06 (Éderson):
Nas duas últimas semanas, não consegui trabalhar com os alunos a continuidade do projeto, uma vez que tivemos conselhos de classe e feriado. Hoje, ele foi retomado com a turma, sendo solicitado o seguinte:
- Realização da metodologia proposta pelos grupos, com escrita daquilo que foi feito.
- Elaboração de um texto conclusivo do projeto.
- Montagem de um "dossiê" do projeto, contendo todas as etapas anteriormente trabalhadas.
- Sistematização do trabalho e das aprendizagens para a turma.
Todas essas tarefas serão entregues/apresentadas no dia 26/06.
Relato sobre a semana do dia 27/06 a 01/07 (Éderson):
Nessa semana, as turmas finalizaram suas atividades, entregando seus projetos de aprendizagem sob a forma de dossiê, contendo todas as atividades das etapas anteriores e mais uma conclusão. Para a organização do projeto, dentro dessa interdisciplina, a sequência de atividades que desenvolvi com meus alunos se encerra aqui, porém, eles ainda elaborarão cartazes explicativos, apresentando suas aprendizagens e expondo seus trabalhos aos demais colegas. Passarei, na próxima semana, a trabalhar na construção da síntese coletiva.
Relato sobre a semana do dia 27/06 a 01/07 (Éderson):
Nessa semana, as turmas finalizaram suas atividades, entregando seus projetos de aprendizagem sob a forma de dossiê, contendo todas as atividades das etapas anteriores e mais uma conclusão. Para a organização do projeto, dentro dessa interdisciplina, a sequência de atividades que desenvolvi com meus alunos se encerra aqui, porém, eles ainda elaborarão cartazes explicativos, apresentando suas aprendizagens e expondo seus trabalhos aos demais colegas. Passarei, na próxima semana, a trabalhar na construção da síntese coletiva.


Éderson, parabenizo sua atitude docente de cuidado com o PA e, ainda, de acompanhar os prazos estipulados no Cronograma da interdisciplina. O Plano de Ação está muito bom, pois além de registrar todo esse "mapeamento" sobre os objetivos e ações do PA, ainda traz exemplos das produções da turma. Um Plano de Ação gostoso de ler e que reflete bem o PA realizado.
ResponderExcluirMaria
ResponderExcluirCom base no plano de ação que apresentas, é importante complementar um pouco mais, detalhando etapas, período de realização, ou época que foram realizadas e fases a realizar. Achei bem sucinto teu plano de ação.
Att tutora Luciane Machado
Caras alunas e aluno, muito bom o detalhamento do aluno Ederson, senti falta do Plano de Ação das alunas Isabel e Jana. E como bem colocou a colega Luciane, Maria , deverias de acrescentar mais detalhes.
ResponderExcluirAbraços