Meta 03: Mapas Conceituais elaborados com as turmas
Éderson
Semana do dia 15 ao dia 18/05: A partir das reflexões sobre os temas, as perguntas e respostas e também sobre as informações (notícias que os alunos trouxeram) relacionadas aos temas que cada grupo escolheu, passamos para a construção da meta 03: mapas conceituais. Para essa atividade, procurei orientar os grupos sobre o que era importante aparecer num primeiro momento em seus mapas, tais como tema, certezas, perguntas e também os motivei a já irem pensando em como realizarão a pesquisa. Os mapas se encontram nas imagens a seguir.
Em minha opinião, a realização dessa meta teve um importante destaque nas aprendizagens dos alunos, pois - primeiramente - eles nunca haviam produzido um mapa conceitual. Também foi bem interessante poder vê-los dialogarem em torno de um assunto que os motivava, e criarem maneiras de sintetizar aquilo que estavam aprendendo.
Na semana entre 22 e 26/05, não foi possível dar continuidade ao trabalho, em virtude do fechamento do trimestre.
Maria: Nesta semana a escola recebeu a visita da SEDA (Secretaria Especial de Direitos Animais) que realiza um trabalho de conscientização frente aos direitos dos animais, adoção responsável, castração e tratamento de animais, resgate de animais perdidos e recolocação de animais abandonados em novos lares.

Dentre todas essas informações e sua importância para o bem estar animal, saúde pública e qualidade de vida da cidade, os alunos também tiveram contato com estórias de casos de resgate de cães e quais os direcionamentos que foram dados para os casos.
Na palestra, a atenção e comoção com os casos era notória e foram, de fato, bastante marcantes para os alunos.
O trabalho que fizemos após consistia em reescrever a história de cães abandonados/ feridos (por livre criação dos alunos) e também construir um mapa conceitual com as principais informações trabalhadas.

Satisfatório ver o impacto que essas histórias causam desconforto e revolta, que o lado humano fala alto quando vemos um ser indefeso em situação de risco. Enfim, um dia de construir conhecimento de vida, de experiências e de crescimento para nossos alunos.














Éderson, sem dúvida alguma a elaboração de mapas conceituais ensina aos alunos/as um excelente recurso de sistematização e análise de dados, bem como, de seleção de conhecimentos importantes sobre um tema em estudo. Muito bonito ver os mapas elaborados por eles/as, com suas escritas e estéticas próprias. Parabéns!
ResponderExcluirO grupo precisa construir um mapa conceitual coletivo agora? A partir das nossas próprias dúvidas e certezas?
ResponderExcluirA atividade do mapa conceitual foi desenvolvida, o grupo deve construir a síntese analítica e reflexiva que deve ser postada no moodle(META3 ).
ResponderExcluirAtt tutora Luciane Machado